Multiplicando o conhecimento

Após algum tempo sem postagens, retorno para este espaço para fazer uma divulgação. Nos últimos meses estive multiplicando conhecimento com estudantes da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Neste período organizei e ofertei a disciplina 14027, denominada Modelos em Redes, e o material deste blog serviu de referência para os estudantes. 

Os assuntos e materiais da disciplina podem ser encontrados aqui. Lá eu organizei o material na forma de módulos indicando um tempo em semanas para cada assunto. O objetivo era deixar mais suave o caminho do estudante, ao ir fazendo as leituras e atividades propostas. Infelizmente as atividades práticas e exercícios só são abertos aos estudantes da UFRPE. Quem sabe um dia conseguimos deixar tudo isso aberto para quem quiser fazer, não é mesmo?

Bom minha intenção neste post não é falar do que eu produzi, mas do que os estudantes matriculados produziram!

Na atividade Artigos Escolhidos, por exemplo, eles fizeram resumos de vários trabalhos relacionados à Ciência das Redes, com foco em trabalhos produzidos no Brasil. Tem artigos sobre redes no futebol, transporte público, música etc. Cada estudante fez um resumo do artigo e se quiser ler o texto mesmo, basta seguir o link.

Mas a cereja do bolo foram os projetos. Nas últimas semanas da disciplina, cada estudante fez um projeto colocando em prática os conhecimentos obtidos. Este conhecimento foi consolidado na forma de vídeos e textos relatando o que foi produzido. Abaixo faço uma lista com ponteiros para os trabalhos apresentados.

Gostaria de parabenizar os estudantes desta disciplina pelo empenho nas atividades. Agradeço bastante a vocês, porque me ajudaram "debugando" o material do blog. Tenham certeza que me esforcei para trazer uma experiência de aprendizado remoto eficaz e ao mesmo tempo agradável. Se consegui ao menos transmitir o meu entusiasmo com esta área, já estarei satisfeito. Se puderem, deixem aí um comentário indicando suas percepções.

Comentários

  1. Como aluna da disciplina posso afirmar que ela foi de extrema importância para com a minha formação, ao fim da disciplina ficou notável a melhora na minha capacidade de modelar e estudar redes. Obrigada pelo empenho e paciência professor Glauco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço toda sua dedicação. Você e seus colegas usaram bem a metodologia que permitia vários envios das atividades. Foi gratificante vê-los melhorando suas análises com base nos comentários que eu fazia a cada tentativa. :-)

      Excluir
  2. Só tenho a agradecer por todo apoio dado do início ao final da disciplina, com certeza levarei uma visão diferente no que se diz respeito à estudo e modelagem de redes não só graças ao bom conteúdo apresentado mas também pelo suporte oferecido pelo senhor, professor, agradecerei sempre, por tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha sido uma experiência proveitosa. Nos encontramos por aí.

      Excluir

Postar um comentário