Por que estudar a Ciência das Redes?

A ciência das redes estuda os sistemas complexos que nos cercam com foco nas relações entre as partes componentes deste sistema. Esta ciência foca na propriedade mais importante dos sistemas complexos que é a impossibilidade de predizer seu comportamento geral a partir do conhecimento das partes individuais, sem conhecimento dos suas interações. Isto é, em tais sistemas não podemos estudar cada componente isoladamente, pois o sistema complexo é maior do que a simples junção de suas partes.

Entender e predizer o comportamento dos sistemas complexos é de grande importância em diversas áreas. No campo das ciências sociais, nossa sociedade pode ser vista como um enorme sistema complexo com uma coleção de sete bilhões de indivíduos que interagem de diversas formas seja por laços de amizade, relações profissionais ou outra das inúmeras formas de interação social humana. Ainda nas ciências sociais, pode-se falar das relações existentes entre grupos sociais definidos por afinidades ou causa comum, como hackers, terroristas, ativistas etc. No campo da engenharia e tecnologia, há grande interesse pelo estudo dos diversos sistemas nacionais ou globais cada vez mais conectados como nosso sistema de comunicação que integra bilhões de dispositivos, de computadores a celulares, ou nossa infraestrutura de distribuição de energia elétrica, que envolve uma gigantesca malha de usinas geradoras, cabos e torres de transmissão, subestações etc. Também no campo da biologia, encontramos diversos sistemas complexos, os quais são de grande importância porque qualquer ser vivo pode ser visto como um sistema resultante das complexas interações entre as partes que o compõe.

As interações entre os elementos (indivíduos, genes, roteadores…) que ocorrem em sistemas reais tão distintos (físicos, biológicos, sociais e tecnológicos) podem parecer não ter nenhuma correlação entre si, mas um estudo mais cuidadoso, por meio do uso de modelos em redes, nos mostra que tais sistemas compartilham inúmeras propriedades. Isto, por sua vez, nos indica a influência de leis comuns na criação e dinâmica das redes, chamadas de Redes Complexas. Assim, a ciência das redes não provê somente respostas à questões em aberto, mas também promove uma nova linguagem e introduz conceitos de grande importância para o futuro.

Comentários