Encontrando caminhos com a NetworkX

A análise de caminhos em redes complexas é uma importante ferramenta para observação e estudo de algumas propriedades das redes complexas, como o efeito mundo pequeno. Neste vídeo apresentamos, por meio de exemplos didáticos, como podemos encontrar, medir e mostrar caminhos entre os nós de uma rede utilizando a biblioteca NetworkX.

Nós podemos obter apenas o tamanho do caminho ou podemos obter diretamente os nós que pertencem ao caminho. Assim é possível exibir o caminho na rede e estudar as suas propriedades. Usando a função shortest_path da biblioteca NetworkX, é possível obter, em uma lista, os rótulos dos nós que pertencem ao caminho entre dois nós informados na chamada da função. 

Caso você precise de uma lista de arestas, ao invés de uma lista de nós, eu mostro no vídeo uma forma simples de criar uma lista de arestas a partir da lista de nós. 

No vídeo ainda mostro como calcular a excentricidade de um nó, o diâmetro do grafo e o tamanho médio dos caminhos no grafo. Se tiver interesse em se aprofundar nesse tema sugiro ler os artigos em que falo sobre caminhos no blog, basta usar a barra de pesquisa do site com a palavra caminho.

Comentários