Componentes conectadas com NetworkX

No estudo que fizemos anteriormente aqui no blog, nós mostramos como as redes complexas são conexas, ou seja, os nós da rede tendem a formar uma grande componente que abrange a maioria dos nós. No vídeo abaixo nós mostramos, por meio de um exemplo didático, como podemos obter as componentes conectadas da rede utilizando a biblioteca NetworkX.

A função connected_components() da biblioteca retorna um generator que pode ser usado para obter cada uma das componentes. Cada componente é retornada na forma de um conjunto de nós com seus respectivos rótulos.

Encontrar as componentes conectadas é importante porque redes complexas, embora sejam geralmente conexas, podem possuir alguns nós ou grupos de nós desconectados do maior grupo. Assim, as componentes de uma rede podem revelar grupos de agentes isolados, os quais podem indicar propriedades valiosas do sistema complexo em estudo.

No vídeo mostro como gerar uma rede aleatória, segundo o modelo de Gilbert (que já estudamos também no blog), também chamado G(n,p). E mostro como obter, de forma simples, a maior componente conectada do grafo.

Comentários