Densidade de redes complexas com NetworkX

A densidade é uma métrica bastante conhecida e básica na análise de redes. Nós já falamos a respeito dela em outro artigo, mas basta dizer que ela procura capturar o quão conectada é uma rede: quanto mais enlaces uma rede possui, maior é a sua densidade. A densidade pode servir inclusive como medida de comparação entre redes complexas, para indicar que duas redes são equivalentes.

Neste vídeo apresentamos, por meio de um exemplo didático, como obter a densidade de uma rede utilizando a biblioteca NetworkX. A função density() entrega diretamente o valor de densidade da rede, o que torna seu uso bastante simples.

Também mostro, no vídeo, como se comporta a densidade em uma rede aleatória, segundo o modelo de Gilbert sobre o qual também já temos artigo no blog. 

Você vai entender o comportamento da densidade nestas redes e vai ver que a densidade pode ser estimada pelo próprio valor de $p$. Se quiser se aprofundar mais neste assunto recomendo o nosso artigo sobre Transição de fase em redes aleatórias.



Comentários