Medindo aglomeração com a NetworkX

Aqui no blog, nós já mostramos a importância do coeficiente de aglomeração para a análise de redes complexas. Já mostramos como essa medida é importante para determinar o quanto um grupo social é coeso, o que é uma característica comum em redes complexas.

No vídeo abaixo, apresentamos, por meio de um exemplo didático e prático, como podemos computar o coeficiente de aglomeração de um nó da rede utilizando a biblioteca NetworkX. 

Primeiramente, eu procuro mostrar como nós podemos obter o coeficiente de aglomeração de apenas um nó específico. A função clustering da biblioteca NetworkX devolve um dicionário cujas chaves são os rótulos dos nós que pertencem ao grafo e cujos valores são o coeficiente de aglomeração de cada nó. Assim, podemos acessar diretamente o coeficiente de aglomeração de um nó particular.

No vídeo ainda mostro como calcular o o coeficiente de aglomeração médio da rede e explico o que ele significa. Se tiver interesse em se aprofundar nesse tema sugiro ler os artigos em que falo sobre coeficiente de aglomeração no blog, basta usar a barra de pesquisa do site com a palavra aglomeração.



Comentários